Diretor-presidente da Fapema participa do I Workshop de Inovação da UEMA

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, participou, na tarde desta sexta-feira (18), do I Workshop de Inovação, promovido pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com o intuito de refletir sobre o atual contexto econômico-financeiro para as universidades brasileiras.

uema-fapema

Estiveram presentes no evento, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMA, Marcelo Cheche, o diretor do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz, Paulo Catunda, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, Emanuel Moura, o pró-reitor de Planejamento da UEMA, Roberto Serra, além de professores universitários e pesquisadores.

Na oportunidade, Alex Oliveira apresentou os indicadores de execução orçamentária, os crescentes números de pesquisas e projetos apoiados pela Fapema, dando ênfase a relevante interiorização das ações, na atual gestão e destacou o interesse da Fundação em ampliá-las, a fim de estender a captação de recursos junto ao Estado.

“Participar deste evento sobre a questão da inovação na Uema é muito importante, pois coloca em debate todo nosso potencial de captação em recursos que venham ajudar os pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão para que eles possam colocar toda sua força criativa e todo seu trabalho a serviço de uma pesquisa cada vez mais associada à inovação tecnológica”, declarou Alex Oliveira.

Workshop

Durante o dia inteiro foram apresentados painéis com temas voltados para a área da pesquisa e da inovação. A Uema: Autonomia e financiamento; Ciência, Tecnologia e Inovação; A inovação na Universidade e, o Mapa e a Captação de Recursos, com participação do reitor da Uema, Gustavo Costa; Eronildo Braga Bezerra e Aristeu Gomes Tininis, secretaria de desenvolvimento tecnológico e inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação; Áurea Ribeiro, coordenadora de eventos da Proexae (Inova UEMA); Antônio Vasconcelos, coordenador do NIT (Inovação Tecnológica); e João Silva, Representante da Associação Maranhense de Startups (Ecossistema de startups no Maranhão).

Sex, 18 de Março de 2016
Escrito Por Leidyane Ramo