Missão

O Núcleo de Inovação Tecnológica da UEMA NIT-UEMA, tem como missão a articulação da produção científica da UEMA e o desenvolvimento de processos que venham integrar a pesquisa acadêmica básica e aplicada com as demandas do setor produtivo do Estado.

A Universidade Estadual do Maranhão presente em 20 (vinte) municípios do estado oferecendo 31 (trinta e um) cursos de graduação em 20 (vinte) profissões de nível superior sendo assim a universidade de maior abrangência do estado, tem como missão: “Servir a sociedade oferecendo formação educacional de excelência orientada para a cidadania, produzindo conhecimento e prestando serviços de qualidade, por meio de uma gestão participativa com responsabilidade social e ambiental”. Entre os valores da UEMA, destaca-se o “compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico” e como uma de suas finalidades encontra-se “a promoção da difusão do conhecimento e a produção do saber e de novas tecnologias”. Assim, está implícita a importância no desenvolvimento de processos que venham integrar a pesquisa acadêmica básica e aplicada com as demandas do setor produtivo do Estado. A partir da criação legal do seu NIT, expande a sua política de inovação, instituindo como atividade permanente e integrada às demandas da sociedade e indústria, ações de estímulo e incremento à transferência de tecnologia e a difusão da cultura de proteção, registro, licenciamento e comercialização da propriedade intelectual.

Os atuais investimentos do setor produtivo do estado do Maranhão constituem um cenário bastante favorável à implementação de ações voltadas para a inovação e transferência de tecnologia.